Olá!

Seja bem vindo!

São 15 anos de trabalho ético e profissionalismo, dedicados à proporcionar bem estar e melhor qualidade de vida aos pacientes.

Venha conhecer meu trabalho.

"A saúde do seu corpo em boas mãos".


quinta-feira, 16 de março de 2017

ACUPUNTURA

Acupuntura é uma forma de tratamento milenar, parte da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos. 
Acredita-se que ela foi originada na china, e suas teorias originais tem raízes nas tradições taoístas. Acupuntura moderna é realizada com a inserção de pequenas agulhas filiformes, até 10 vezes mais finas que as agulhas de injeção, em pontos específicos do corpo, visando alívio de dor e outros efeitos locais e sistêmicos. 
Além da aplicação de agulhas, também podemos utilizar outras técnicas de tratamentos dentro da MTC como:
  • Acupuntura Auricular: A acupuntura auricular ou auriculopuntura é uma especialidade da acupuntura e visa fazer o corpo funcionar melhor e de forma saudável através da estimulação de pontos energéticos localizados na orelha.
  • Moxabustão: A moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupunctura, Originou-se no norte da china, sendo considerada uma espécie de acupunctura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris. 
  • Ventosas: É feito mediante a aplicação de copos de vidro ou de plástico (são taças chinesas), em forma de ventosas. São aquecidas com fogo para consumir o oxigênio que está dentro da ventosa e imediatamente aplicada sobre a pele antes que volte a entrar mais oxigênio. Desta maneira, se gera o vácuo que permite colocá-las em determinados pontos energéticos do corpo sem que caiam. A sucção que exercem as ventosas é o que consegue desbloquear os pontos energéticos obstruídos para restaurar o fluxo de energia e ajudar o paciente a desintoxicar o seu organismo durante cada sessão.
  • koryo sooji chim: A Terapia Koryo Sooji Chim é um método desenvolvido pelo Dr. Tae Woo Yoo para prevenir e controlar doenças mediante a aplicação de estímulos suaves nos 345 pontos dos 14 micromeridianos (ki-meks) que fluem nas mãos. Mais ainda, o método permite regular todas as funções vitais do organismo. (Trecho extraído do Livro Acupuntura Coreana da Mão – Ed. Roca – Autor Tae Woo Yoo).
  • Eletroacupuntura: A eletroacupuntura é um tratamento que usa a acupuntura como base, ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos. A diferença é que a essa faz uso de agulhas ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia e transmitem estímulos aos pontos de acupuntura. 
  • Laser-Acupuntura: A Laser-Acupuntura consiste na estimulação dos pontos de Acupuntura com o Laser de Baixa Intensidade, com baixo efeito térmico.
Pesquisas recentes com o uso de ressonância magnética funcional mostram que a acupuntura pode ter ação no sistema nervoso central, com a ativação de áreas específicas cerebrais que atuam no controle e regulação da dor e outros sintomas. Outras pesquisas mostram que a acupuntura também age localmente e difusamente com a liberação de hormônios e neurotransmissores, como a serotonina, endorfina, auxiliando no alívio e tratamento dos sintomas.
O tratamento de acupuntura, segundo a Organização Mundial da Saúde e centenas de pesquisas científicas médicas, tem benefícios no tratamento de patologias tanto agudas quanto crônicas. A acupuntura auxilia no tratamento e controle de dores, principalmente músculo-esqueléticas, e tem efeito anti-emético (contra vômitos), promotor da imunidade, ansiolítico, antidepressivo menor e relaxante muscular, principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário