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quinta-feira, 13 de abril de 2017

TRATAMENTO DA HIPERIDROSE SEGUNDO A ACUPUNTURA SISTÊMICA

HIPERIDROSE/TRANSPIRAÇÃO EXCESSIVA


O suor na MTC, Segundo MACIOCIA (1960), é líquido do Coração. Ele é formado por 
destilação dos líquidos orgânicos. Os líquidos orgânicos JIN YE pertencem a natureza
YIN e são produtos da essência da alimentação. O metabolismo dos líquidos é um
 processo complexo, que resulta da ação combinada de vários órgãos principalmente: 
P, BP, R e TA. O "JING" é parte leve dos líquidos e alimenta Pele e carnes, graças
ao Triplo Aquecedor. O "YE" é a parte pesada dos líquidos, e é também dividido pelo 
TA; Circula nas articulações, cérebro, medulas, orifícios somáticos, afim de alimentar
o cérebro e amedula, lubrificar os orifícios da orelha, olhos, boca e nariz.

Segundo Su Wei (cap. 23) apud AUTEROUCHE (1992): há alguns tipos de líquidos
1. O suor é regido pelo CORAÇÂO2. O “ranho” (secreções nasais), é regido pelo
Fígado e Pulmão3. Lágrimas e saliva fina = BP4. Saliva=R
Quando o Yang do Coração é vazio há abundância de suor.Quando o Yin do coração
é vazio há suor noturno.
Relação entre QI e JINYE:
YANG = QI São provenientes da essência dos alimentos.YIN= JINYE
A Formação, Distribuição e Expulsão do JINGYE dependem do QI, e em particular 
do P, BP, R e TA. Quando há pouco QI a atividade funcional de P, BP, R e TA 
estará diminuída, levando a estagnação ou acúmulo, EDEMA. Estagnação leva
a diminuição de circulação de QI. Quando o Qi está vigoroso há aumento da 
atividade funcional do BP e E está aumentada, havendo boa produção de líquidos.
· Qi vazio= Desaparecimento e não retensão dos líquidos. Pode haver transpiração
profusa e poiúria.· “Perda de líquido é Perda de QI”· “Aquele que perde sangue 
não tem transpiração; Aquele que transpira abundantemente tem menos 
sangue” (LING SHU cap.18).
Relação entre XUE e JINYE:
Ambos provém da essência dos alimentos e são: YIN. A função de ambos é: 
Umedecer e nutrir.
Ambos produzem-se mutuamente e reagem um sobre o outro: Xue é formado
por JINYE na sua maioria. Quando há vazio ou esgotamento de líquidos, temos
vazio de JINYE e de XUE e os sinais são: Transpiração profusas, diarréias 
importantes, vômitos, doenças febris, taquicardias, respiração curta, membros
frios, pulso tenue e fino, podendo ocorrer hemorragias. Segundo 
AUTEROUCHE (p.188), na investigação sobre a transpiração deve-se 
saber o horário, localização, quantidade e sinais associados aos sintomas.
Quanto aos fatores causais temos como fator principal o ataque de Qi 
perverso e externo, principalmente por: VENTO e VENTO-CALOR., mas
podemos encontrar também ataque de Calor-Umidade. AUTEROCCHE (1992), 
classifica as transpirações quanto: Ao Tipo, Localização, e Hora em que ocorrem:
1) Quanto aos Tipos de Transpiração:a) Espontânea: ocorre após esforço 
físico. Pode aparecer seguida de astenia mental, pouca força, respiração curta
e significa Yang Qi vazio.b) Durante o Sono: Yin vazio, levando ao excesso 
de Yang com sinais de: insônia, maças do rosto vermelhas, boca e garganta 
secas, calores nas palmas e solas, opressão e calor toráxico. TTO: dispersar 
e aclamar o Yang ou nutrir o Yin.c) Profusa: Suor em grandes quantidades,
JinYe escorrem em abundância. 
Ex: Pingos grossos com polipnéia, astenia mental, membros brutalmente 
brutos, pulso tênue (prestes a parar). Significa que o Yang Qi está prestes
a desaparecer. É chamada de “Transpiração do Fim” ou “Transpiração terminal”.
È caso grave.d) Com calafrios: Ocorre 1º calafrios, depois transpiração. É uma
luta entre o perverso e o correto. Neste caso se a febre baixar e o pulso acalmar, 
é caso de bom prognóstico (Perverso desaparece e correto se estabiliza). 
Se a tranpiração for seguida de agitação, com aumento da frequência do pulso, 
é caso de mal prognóstico (perverso vence e correto enfraquece).e) Fria: 
Vazio de yang, Insuficiência de Wei Qi (fraquesa do envólucro muscular).f) 
Quente: Vento calor externo ou por Calor interno (aquece e expulsa o suor).
2) Quanto a Localização da Transpiração.a) Somente na cabeça: 
Expressa 4 estados diferentes:· Calor perverso em TA superior: febre, 
sede sem agitação, língua com saburra amarela, pulso superficial e 
precipitado.· Calor-Umidade no Aquecedor Médio: Corpo pesado, fadigado, 
língua amarela, gordurosa, oligúria.= Calor ou Calor-Umidade em E· 
Transpiração seguida de doença grave ou Transpiração temporal em idosos 
dispneicos: Sintoma de vazio.· Transpiração de fase terminal de doença
grave: transpiração súbita abundante nas têmporas: Yang Vazio escapa, 
caso crítico. Só na cabeça: Calor ou Calor-Umidade no E
Oleosa na testa: Colapso de Yang
Só nos Membros: Deficiência de E e do BP
Só nas Mãos: Defiviência do Qi do P ou dos Nervos
Corpo Inteiro:Deficiência de Fei Qi (P)
Palmas, Solas,Torax=(“Sudorese 5 palmos”):Deficiência de Yin
Profusa e fria e durante patologia severa:Colapso de Yang
Oleosa na testa em forma de de pérolas e não fluida:Colapso de Yang - 
Eminência de morte.
Oleosa:Deficiência severa de yang
Amarela:Calor-Umidade.
Em uma parte do corpo (D/E; Sup/Inf): Tem como causas:· Mucosidade 
do vento ou Vento Úmido obstruindo os meridianos.
· Yin (nutriente) e Wei (protetor) desregrados um em relação ao outro.
· Desarmonia entre QI e XUE.
· Acúmulo de calor nos meridianos YIN (CS e R). Sintomas: Tranpiração nas palmas 
da mão e sola dos pés + boca seca, garaganta seca, obstipação, urina amarela e 
pulso fino
· No peito ou Tórax: Por “ruminação intelectual”: Cansa ou dá insuficiência ou 
diminuição do Qi do BP e do C. Após análise dos sinais e sintomas
(estudo semiológico), da doença, podemos chegar a vários resultados.
A escolha das combinações de pontos será de acordo com os resultados 
obtidos na anamnese. Os pontos a seguir foram achados conforme 
YAMAMURA (2004) e as funções energéticas dos pontos.
· Se houver deficiência de XUE podemos usar : B17, B20, BP6 e E36
· Para acalmar o YANG podemos dar YIN com: BP6 e CS5;
· Para Nutrir o YIN podemos usar: BP6, VC4, R6 e R3;
· Para expulsar calor em TA Superior , principalmente do Pulmão, podemos
 usar P6, B13 e P11. Pode-se usar também Pontos Água do Pulmão : P5
(se o paciente não tiver catarro ou secreção nasal); Para expulsar Umidade 
em TR médio usa-se: E40, E42, BP4, VC17 (faz circular o Qi do TA médio);
· Para fortalecer energia WEI e o YINQI: E40, B13 (Assentimento do P);
· Regular QI e XUE: B17, VC17;
· Dispersar vento: B12+IG4; P7, TA17, VB20
· Dispersar Vento –Umidade: E42
· Dispersar vento-Calor externo: E44
· Refrescar o calor dos Meridianos Yin (CS e R): CS5,7 e 8. / R10 (Ponto àgua do R);
· Tonificar ou regular BP (em casos deficiência severa de BP): BP2 + BP3 
(fonte e Tonificação) ;
· Refrescar calor interno: Todos Pontos -Água de: E, TA,R, P e BP = (E44, TA2, R10,BP9);
· Tonificar Pulmão: Se houver tristeza ou deficiência dele: P9;
· Em casos de distúrbios do Metabolismo das águas ou em casos de edemas, 
há a combinação de Assentimento com Alarme (“SHU MO”): que se usa: B22 + VC5;
· Em casos de alterações do Shen: Segundo ROSS (2003):
a) Por Fogo no C: VC17, CS6, BP6, R3 (em Ton);
b) Em casos de PMD (psicose maníaca depressiva): Fase maníaca: C3, C8; 
Fase maníaca grave: VG20,R1;
d) Em casos de PMD(psicose maníaco depressiva): Fase depressiva: E36, C7; 
fase depressiva grave: VC4,R1.

3) Conforme a HORA do dia:

De dia: Deficiência de YANG

De noite:Deficiência de YIN

MACIOCIA ( 1996) classifica a sudorese assim:


COM SUDORESE: Estado de Def .

SEM SUDORESE: Estado de excesso

CONFORME A ÁREA:

CONFORME A CONDIÇÃO DA PATOLOGIA:

CONFORME TIPO DE SUDORESE:

TRATAMENTO DA HIPERIDROSE SEGUNDO MICROSISTEMAS
 (AURÍCULO -ACUPUNTURA):
Pontos da aurículo: C, SNV (simpático), P, Occipital, Supra –renal 
(neste caso é contra-indicado em casos de hipertensão)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. AUTEROCHE, B. & NAVAILH, P. O diagnóstico na medicina tradicional 
chinesa. São Paulo: Andrei, 1992.
2. MACIOCIA, Giovanni. A prática da medicina chinesa: tratamento de doenças 
com acupuntura e ervas chinesas. São Paulo: Roca, 1996.
3. ROSS, Jeremy. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para 
o êxito clínico. São Paulo: Roca, 2003.
4. YAMAMURA, Ysao. Acupuntura Tradicional Chinesa- A Arte de Inserir. 
São Paulo: Roca, 2004.








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